12ºANO





Memorial do Convento de José Saramago











Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões



Fernando Pessoa


( Vida e Obra)


 

 Esquema-síntese


POESIA DE FERNANDO PESSOA
HETERÓNIMO
Não confundir com pseudónimo. É o traço profundo da fragmentação da personalidade em Pessoa e a tendência para a simulação - ser outro, fingir, transformar-se. Um heterónimo tem uma vida própria, única e distinta.

ORTÓNIMO Tudo o que se diz ser da autoria do artista e assinado por ele próprio.

MODERNISMO
Um muito complexo movimento artístico contemporâneo, cuja tendência seria valorizar o atual e o novo, em virtude dum cansaço das formas conservadoras, esgotadas. Movimento caracterizado por uma nova conceção da arte cosmopolita das novas gerações que revolucionou as conceções estéticas que vigoravam anteriormente. Nova sensibilidade moderna .

METAFÍSICA
À letra, significa "para além do físico". Doutrina da essência das coisas. A ciência das coisas abstratas, intelectuais, de tudo aquilo a que a Ciência Física não dá resposta. Aquilo que parece complicado, demasiado abstrato e de difícil compreensão.

SIMBOLISMO
Dá-se o nome de Simbolismo a um movimento literário que nasceu em França na Segunda metade do séc. XIX, como reação ao Realismo. Os simbolistas procuraram desvendar as zonas recônditas do "eu": Antero de Quental, Cesário Verde e Camilo Pessanha. Nos seus poemas sugeriam imagens e ideias, através de símbolos que evocavam e do poder mágico da palavra.
  
SENSACIONISMO Atitude artística cuja filosofia consistia em defender o princípio de que "todo o objeto é uma sensação nossa" e de que toda a arte é "converter uma sensação em objeto". Como afirmou Pessoa "Nada existe, não existe a realidade, apenas sensação".

PAULISMO
Designação para a "arte do sonho moderna". Provém de uma poesia datada de 1913 que começa com a palavra "pauis". Paulismo significa, pois, poesia de paul ou pântano. Disso é exemplo o poema Impressões do Crepúsculo.  
SAUDOSISMO
Movimento literário que atribui à Saudade a principal característica da alma nacional. Deste movimento foi precursor Teixeira de Pascoaes e o seu objetivo era "restituir Portugal à consciência dos seus valores espirituais próprios".
ONÍRICO Tudo aquilo que está relacionado com o sonho, com a imaginação.
"ORPHEU" Movimento que alterou o rumo da Literatura Portuguesa. Revista publicada em Lisboa (teve somente dois números publicados) que foi porta-voz dum grupo de artistas e poetas cujas propostas eram inovadoras, pois eram elementos do movimento modernista : F. Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros.
INTERSECIONISMO
Nova corrente literária e artística seguida por Pessoa e por outros artistas plásticos (Santa-Rita Pintor, Almada Negreiros), onde se cruzam ou intersecionam todas as correntes anteriores. Cruzam-se a paisagem presente e a ausente, o passado e o presente, o real e o onírico (ex: Chuva Oblíqua) .

CUBISMO
Movimento artístico iniciado em 1907 por Picasso e Georges Braque. A mais profunda revolução estética verificada nas artes desde a Renascença que consiste na sobreposição das formas e dos planos e na combinação das cores, fixando a intelectualização da emoção. Movimento que acompanhou a 1ª Guerra Mundial.

DECADENTISMO
Designa uma corrente literária que se manifesta por volta de 1880. Liga-se ao cansaço de uma civilização que busca sensações novas, mais intensas, baseadas no mórbido e no pessimismo. Este movimento provém da falência de todos os ideais passados e recentes.
EPICURISMO

É uma escola filosófica fundada por Epicuro, filósofo grego, cujo lema se baseava no prazer. O prazer era, pois, "o sumo do homem e todos os nossos esforços devem tender a obtê-lo". No essencial, esta escola pretende responder à questão fundamental da dor e da morte, oferecendo como alternativa o repouso, gozando em profundidade o "carpe diem" de Horácio – gozando unicamente o momento e o prazer.


ESTOICISMO

Sistema filosófico dos finais do séc. IV a.C., cujo fundador foi Zenão, que procura aceitar a morte como algo contra o qual não se pode lutar e por isso aceita-a com resignação e abstenção de todos os prazeres. Tem o seu correspondente em Ricardo Reis na máxima: "abdica / E sê rei de ti próprio" .


FUTURISMO
Movimento que se caracteriza por ver na Arte a modernidade da revolução da máquina, das engrenagens, da velocidade e que acompanhou todas as invenções do início do século. Ficou conhecido por ter sido Marinetti, italiano que escreveu no Le Figaro, em 1909 " a necessidade de uma arte anticlassicista e uma orientação para o futuro que respondesse nas suas formas expressivas ao espírito dinâmico da técnica moderna e da sociedade massificada das grandes cidades".

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